Buscar
  • Papa Rica

Boa alimentação = imunidade

por: Camila (Nutricionista)

Nas últimas semanas vivemos uma turbulência nas nossas rotinas envolvendo nossos hábitos de saúde e alimentares (entre outros diversos hábitos). Quem trabalha fora o dia todo sabe como é difícil chegar em casa e cuidar (direito) da alimentação e acaba caindo nas graças do fast food. Quem não tem o hábito de ir para o fogão, dificilmente vai aprender durante a quarentena.


Essa pandemia causada pelo Coronavirus veio para bagunçar um pouco mais! Além da questão de saúde pública e da economia, tivemos que aprender a nos cuidar um pouco mais durante esse momento. O sedentarismo e a má alimentação estão fortemente ligados à baixa imunidade.

Segundo matéria da ‘BBC NEWS’, há 4 pilares para manter a imunidade em dia: ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos regularmente, reduzir o estresse e dormir bem.


Aqui na Papa Rica podemos te ajudar a cuidar do primeiro pilar!


É necessário entender que o vírus depende de um hospedeiro para sobreviver e iniciar o processo de multiplicação. Quanto mais vulnerável esse hospedeiro, maios a chance do vírus se instalar nele. É por isso que fortalecer a imunidade é tão importante nesse momento. Outras medidas básicas: lavar bem as mãos, manter isolamento social quando possível, evitar aglomerações entre outras medidas que você já está exausta de ouvir.


Vamos ao que interessa!

Separamos algumas informações e dicas sobre vitaminas e minerais indispensáveis para se ter uma boa imunidade, bem como para contribuir na síntese de alguns hormônios. Aí vão:


Vitamina D: é um hormônio importante para prevenção, pois cuida da saúde dos pulmões e auxilia no aumento da imunidade. Sua função é executada através da exposição solar diária, ao menos 15 minutos entre 11h e 15h. O contato do sol com a pele, através de vias de colesterol, desempenha seu papel protetor. Outra forma de reforçar a vitamina D no seu organismo é através da ingestão de alguns alimentos, tais como: óleo de fígado de bacalhau, atum, sardinha, cogumelos, gema de ovo, fígado de galinha, leite fortificado e salmão.


Vitamina C: fornecida através de alimentos facilmente encontrados no dia a dia, essa vitamina fortalece seu sistema imunológico. Recentes pesquisas aconselham a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, e descartam sua suplementação através de medicamentos. As melhores opções pra se consumir são as frutas cítricas, como laranja, tangerina, abacaxi, limão e acerola.


Vitamina A: dentre suas diversas funções, sua composição antioxidante desempenha um papel fundamental na manutenção do sistema imunológico. Alguns alimentos fontes dessa vitamina são: fígado bovino, queijos, batata doce, manga, mamão, abóboras, cenoura, folhas verdes escuras e gema de ovo.


Zinco: esse mineral também é um aliado na resposta do sistema imunológico. Nosso organismo não produz zinco, por isso precisamos consumir alimentos fontes do mesmo, tais como: ervilha seca, nozes, carnes magras, ovos, feijão e peixes.


Uma alimentação nutricionalmente completa pode ser a chave para evitar e combater diversas doenças.


A Papa Rica oferece um cardápio diversificado, nutritivo, seguro e saboroso para te ajudar nesse momento.


Temos como opções na linha de Frutinhas: (a) abacate com laranja, (b) manga, banana e laranja e (c) mamão, banana e laranja.


Todas as nossas Sopinhas possuem em sua composição alimentos fontes desses nutrientes, algumas opções são: Carne com feijão carioca, carne com ovo e batata doce, feijão carioca com aveia, fígado com abóbora, frango com ervilha, peixe com fubá e agrião.


Para os pequenos, sugerimos na linha Comidinhas: Risoto veggie, Franguinho colorido, Franbrócolis, Franmilho, Paulistinha, Peixito cabotiá, Peixito carioca e Almondequinha.


Na linha Na Medida: Tilápia Oriental, Tilápia Mix, Franpesto, Quishitake, Panqueveggie, e Franfit.


Para finalizar nosso leque de opções, os Singles são novidade e estão bombando entre todas as idades. Sugerimos: Feijão carioca, Feijão preto e Molho Bechamel com espinafre.


Para fazer seu pedido agora, acesse www.paparica.com.br/online




Leia Mais Sobre:
  1. https://www.bbc.com/portuguese/geral-51937410

  2. https://brasil.elpais.com/ciencia/2020-04-11/o-virus-vai-parar-quando-houver-imunidade-populacional.html

  3. https://www.abrale.org.br/revista-online/coronavirus-no-brasil-e-imunidade/

5 visualizações0 comentário