Buscar
  • Papa Rica

Golden Hour: Por que a primeira hora de vida é tão importante?

A Golden Hour, ou Hora Dourada, é a primeira hora de vida do bebê. Pesquisas apontam para a importância do contato entre mãe e bebê logo após o nascimento. Entenda mais sobre esse assunto e descubra porque ela é tão importante.



Por um parto humanizado que priorize a Golden Hour


Assim que o Caetano nasceu, tive a honra e o privilégio de ter nos meus braços. Depois dos 15 primeiros minutos que estava comigo, ele foi retirado por segundos para ser pesado e para que realizassem o Teste Apgar. Não durou dois minutos e ele voltou para os meus braços, envolto em vérnix, sem nenhuma roupa, e pôde mamar durante o tempo que quis. Só depois da primeira hora é que o vesti e que a médica fez todos os outros procedimentos previstos.


Tudo aconteceu exatamente como descrito no meu Plano de Parto e conforme desejei. Tudo porque, como falei no início da matéria, fui privilegiada pela presença de uma equipe que me respeitou desde a anunciação das contrações, do meu companheiro que garantiu que tudo ocorresse conforme minha vontade, e pela responsabilidade da equipe e do hospital que me atendeu diante das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) para o nascimento pleno e saudável para mãe e bebê. O nascimento humanizado.


Eu chamo de privilégio, pois de acordo com a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em relatório publicado em 2019, em 76 países, 60% dos recém-nascidos não são amamentados na primeira hora de vida (o equivalente a 78 milhões de bebês ao ano). Esse dado preocupante, mostra que algo que é primordial para o desenvolvimento dos bebês, a Golden Hour ou Hora Dourada, é deixado de lado no momento do nascimento.


Mas, afinal, o que é Golden Hour?


Golden Hour é o nome dado à primeira hora depois do nascimento do bebê. Antigamente, mais especificamente no Brasil, havia-se o costume de levar o recém-nascido para os primeiros cuidados neonatais logo que ele nascia. Hoje, com os avanços das pesquisa perinatais, sabe-se da importância do contato entre mãe e bebê logo na primeira hora de vida. É importante lembrar que esse cuidado ultrapassa um simples toque ou olhar da mãe sobre seu bebê. Trata-se do bebê ser acolhido no colo da mãe, ser amamentado e ter o contato pele a pele imediato.


Continue sua leitura aqui: https://leiturinha.com.br/blog/golden-hour/
6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

por: Camila (Nutricionista) Nas últimas semanas vivemos uma turbulência nas nossas rotinas envolvendo nossos hábitos de saúde e alimentares (entre outros diversos hábitos). Quem trabalha fora o dia to