
O ifood é o líder de mercado no segmento de entrega de refeições via internet. Também atua nos segmentos de mercado, bebidas, farmácia, pets e ainda discreto de shopping (compras em geral).
Compreende uma rede de restaurantes de terceiros (onde a Papa Rica está inserida) e uma malha extensa e inteligente de entregadores.
Para entender e contratar o ifood, precisamos separá-lo em dois serviços distintos:
o ifood "padrão", que vou chamar simplesmente de ifood
e o cardápio digital do ifood, que vou chamar de Cardápio Digital
Tratando primeiramente do ifood, há a possibilidade de escolher entre dois planos:
Plano Básico: comissão de 12% sobre o valor dos pedidos e mais 3,5% em pedidos com pagamento via ifood. Mensalidade de R$100 se faturar mais de R$1.800 mensais
Plano Entrega: comissão de 23% sobre o valor dos pedidos e mais 3,5% em pedidos com pagamento via ifood. Mensalidade de R$ 130 se faturar mais de R$1.800 mensais
Diferença entre os planos: no plano básico, você deverá cuidar da entrega (chamar o motoboy, alterar o status do pedido no gestor e receber o pagamento - quando ele não é feito online) e no plano entrega, o ifood faz tudo isso por você.
Não recomendamos o Plano Entrega porque na operação de franquia porque a comissão de 23% simplesmente está além do lucro projetado pelo plano de negócios.
Vale lembrar que temos uma tabela de preços com "ágio ifood", para que nossa margem não seja tão prejudicada com a cobrança da comissão de 12%
Agora, falando do Cardápio Digital, é possível contratá-lo com custo de R$49 mensais fixo (preços de novembro de 2022) e configurar um menu com preços e disponibilidade de estoque diferentes.
Prós do ifood
Shopping de comida, boa exposição da sua loja (se conquistar boa reputação)
Meios de pagamento integrados
Sistema integrado de entregas (vamos falar disso mais pra baixo)
Contras do ifood
Comissão altíssima
Apesar de ser um serviço caro, o suporte é self-service e muito ruim
Prós do cardápio digital
Custo baixo, sem comissão
Recebe pedidos no gestor (operacional funciona muito bem)
Possível integrar pixel, google ads/analytics
Sistema integrado de entregas
Meios de pagamento integrados
Contras do cardápio digital
A divulgação do negócio depende 100% de você
Agora vamos falar de ENTREGAS!
Já sabemos que o plano entrega do ifood não é pra nós (por causa da comissão), mas podemos usar a rede de entregadores do ifood através de duas opções:
Entrega Parceira: quando um pedido entra pelo ifood, é possível contratarmos pontualmente uma entrega parceira. Os dados da entrega e o cálculo da taxa estão disponíveis no seu gestor de pedidos assim que o pedido é aceito.
Entrega Fácil: é possível contratar pontulamente a entrega de um pedido feito fora da rede do ifood (exemplo: whatsapp, cardápio digital, telefone) a um custo competitivo.
Ambas as modalidades de entrega dependem da disponibilidade de cobertura de área de entrega.
Importante: é preciso contratar esses serviços (entrega parceira e entrega fácil) via menu "Serviços" para poder usufruir deles na hora em que precisar.
Vale a pena ler aprofundar o assunto em:
Respondendo a pergunta do título desse post: o ifood vale a pena, desde que você não dependa somente dele. O custo de operação é muito alto, o que pode condenar grande parte do seu lucro. O ideal é manter a loja ativa, com serviço ágil e clientes satisfeitos, para que tenhamos uma boa reputação na plataforma e que isso reforce a presença de marca na sua cidade e região. Vale a pena fazer ações de migração de clientes do ifood para a plataforma mais barata, seja o cardápio digital ou outro ponto de contato. Faça um bilhete bem carinhoso e convide o cliente a chamar pelo whatsapp no próximo pedido.
Boas vendas!!
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