As variáveis UTM (Urchin Tracking Module) são parâmetros adicionados ao URL de um link para rastrear e analisar o desempenho de campanhas de marketing online. Elas são amplamente utilizadas para entender de onde vem o tráfego de um site e como os usuários interagem com diferentes canais de marketing.
Qual a ideia?
Criar um link parametrizado (aquele que tem os parâmetros UTM) para compartilhar nos canais de contato com os clientes e, quando estes clicarem e comprarem, termos estatísticas básicas e fieis.
São 3 variáveis nas configurações de UTM:
utm_source - qual é a origem da campanha
utm_medium - qual foi a mídia utilizada
utm_campaign - a qual campanha o link está atrelada
As lacunas são de texto livre, mas sugiro que preencha com códigos de fácil identificação.
No MI, a implementação do(s) link(s) e
leitura das estatísticas são muito simples!
Acompanhe:
No menu principal (barra no dashboard ou menu lateral) acesse Marketing
Vá até "LINKS"
Cliquem no botão "NOVO LINK"
Preencha as 3 lacunas (Campanha, Origem e Mídia) de maneira que você possa identificar posteriormente. Novamente, as lacunas são de texto livre, mas sugiro que preencha com códigos de fácil identificação.
Clique em "CRIAR LINK"
Uma vez criado o link parametrizado e encurtado, ele trará as informações de CLIQUES e PEDIDOS originados por aquele link.
Os dados ainda são poucos porque é um recurso que começamos a usar há pouco tempo.
Logo atualizaremos aqui com um gráfico mais populado
Situações de exemplo para usar na prática
Com um link parametrizado é possível...
Encaminhar para uma influencer e medir quantos cliques e compras ela gerou ao compartilhar o link
Usar um QR Code em um banner/flyer e medir quantos cliques e compras foram geradas ao acessar aquele link
Distribuir em uma lista ou grupo de pessoas específicas e medir quantos cliques e compras foram gerados ao acessar aquele link
Usar nas postagens do dia a dia do instagram para medir o desempenho orgânico
Todas essas ações podem ser separadas e medidas independentemente. Basta usar parâmetros diferentes na configuração dos links.
Boas vendas!!
-- Rodrigo
Comments