top of page
Foto do escritorRodrigo Cavalheiro

Variáveis UTM no Menu Integrado

As variáveis UTM (Urchin Tracking Module) são parâmetros adicionados ao URL de um link para rastrear e analisar o desempenho de campanhas de marketing online. Elas são amplamente utilizadas para entender de onde vem o tráfego de um site e como os usuários interagem com diferentes canais de marketing.


Qual a ideia?

Criar um link parametrizado (aquele que tem os parâmetros UTM) para compartilhar nos canais de contato com os clientes e, quando estes clicarem e comprarem, termos estatísticas básicas e fieis.



São 3 variáveis nas configurações de UTM:

  • utm_source - qual é a origem da campanha

  • utm_medium - qual foi a mídia utilizada

  • utm_campaign - a qual campanha o link está atrelada


As lacunas são de texto livre, mas sugiro que preencha com códigos de fácil identificação.



No MI, a implementação do(s) link(s) e

leitura das estatísticas são muito simples!


Acompanhe:

  1. No menu principal (barra no dashboard ou menu lateral) acesse Marketing

  2. Vá até "LINKS"

  3. Cliquem no botão "NOVO LINK"

  4. Preencha as 3 lacunas (Campanha, Origem e Mídia) de maneira que você possa identificar posteriormente. Novamente, as lacunas são de texto livre, mas sugiro que preencha com códigos de fácil identificação.

  5. Clique em "CRIAR LINK"

  6. Uma vez criado o link parametrizado e encurtado, ele trará as informações de CLIQUES e PEDIDOS originados por aquele link.




Os dados ainda são poucos porque é um recurso que começamos a usar há pouco tempo.

Logo atualizaremos aqui com um gráfico mais populado



Situações de exemplo para usar na prática


Com um link parametrizado é possível...


  • Encaminhar para uma influencer e medir quantos cliques e compras ela gerou ao compartilhar o link

  • Usar um QR Code em um banner/flyer e medir quantos cliques e compras foram geradas ao acessar aquele link

  • Distribuir em uma lista ou grupo de pessoas específicas e medir quantos cliques e compras foram gerados ao acessar aquele link

  • Usar nas postagens do dia a dia do instagram para medir o desempenho orgânico


Todas essas ações podem ser separadas e medidas independentemente. Basta usar parâmetros diferentes na configuração dos links.


Boas vendas!!

-- Rodrigo

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page